A dúvida sobre quando os cães devem tomar banho é mais comum do que parece. Afinal, isso leva em conta uma série de fatores como a pelagem e o estilo de vida. Além disso, sempre queremos manter nossos pets cheirosos e limpinhos dentro de casa, não é mesmo?

Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Até porque as necessidades higiênicas dos nossos cãezinhos não são iguais as nossas. Por isso, sua rotina de banhos acaba sendo muito diferente. No post de hoje, iremos falar sobre a frequência que cães devem tomar banho.

Mitos sobre quando os cães devem tomar banho

Há uma infinidade de mitos quando o assunto é quando os cães devem tomar banho. Alguns dizem que banhos demais fazem com que eles percam os óleos naturais dos pelos. Já outros acreditam que eles devem tomar banho pelo menos uma vez por semana, por exemplo.

Mas, o que é realmente verdadeiro em toda essa história é que todo excesso é prejudicial. Por isso, não há mal nenhum em dar banho em seu cachorro, usar shampoos e perfumes próprios para cães. No entanto, o recomendado é que se siga uma frequência adequada no banho do seu amiguinho.

De quanto em quanto tempo deve ser o banho?

A frequência que os cães devem tomar banho é de pelo menos à cada 15 dias. E isso independe do banho ser feito em casa ou em pet shops. Caso seja necessário, os tutores podem complementar este intervalo com banhos a seco, por exemplo. Ou com um pano umedecido com solução em água, álcool e vinagre branco.

No entanto, cachorros com uma pelagem mais densa podem precisar de intervalos ainda maiores. Afinal, o excesso de umidade irá acabar lhes causando problemas de pele, como a dermatite. Por esse motivo, também vale a pena consultar um médico veterinário para lhe instruir sobre o seu pet.

Quando os cães devem tomar banho?

Mantendo a higiene do meu cãozinho

Além da frequência em que os cães devem tomar banho, há um outro detalhe muito importante para manter a higiene. E ele se trata da escovação dos pêlos de seu amiguinho. Isso quer dizer que você deve sempre separar alguns minutos do seu dia para escová-lo. Assim, conseguirá fazer com que ele se mantenha limpo por mais tempo.

Essa prática é muito importante também para eliminar a pelagem que já está morta. Porém, não se esqueça de que a escovação não substitui de forma alguma um bom banho. E, caso o seu amiguinho se suje neste intervalo de 15 dias, não tem problema! De forma excepcional, não faz mal nenhum dar banho duas vezes por semana, por exemplo. Só não faça disso um hábito.

Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou em nossos comentários! Para continuar recebendo mais dicas e novidades sobre o mundo animal, basta acompanhar as nossas postagens aqui no blog.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *