A higienização dos potinhos onde seu pet se alimenta é essencial. Isso porque nestes recipientes acabam se acumulando bactérias, poeira, resquícios de pêlos ou mesmo restos de comida. Com o tempo, isso pode afugentar a alimentação do seu animalzinho e até lhe causar doenças, prejudicando a sua saúde e bem-estar. Por isso, é de extrema importância saber como higienizar os potes de ração dos pets.

Um dos maiores índices de infecção é por meio dos recipientes que acomodam a água e a ração diária dos pets. Caso não sejam limpos com alguma periodicidade, eles se transformam em um verdadeiro universo de agentes transmissores de patologias. Sendo assim, nesse post iremos lhe dar algumas dicas para como higienizar os potes de ração dos pets de sua casa!

Lave o pote com água corrente

A principal dica para manter os potinhos de seu pet sempre limpos é lavá-los com água corrente. Sempre que for colocada uma nova porção de comida, é muito importante que a anterior seja removida e, posteriormente, o pote seja lavado. Dessa forma é possível evitar a proliferação de vermes, por exemplo. A correnteza da água também auxilia a levar as impurezas e pedaços de comida que ficam presos no fundo do pote.

Utilize detergente ou sabão neutro na limpeza

Junto à água corrente, recomendamos o uso de detergente ou sabão neutro na limpeza dos recipientes de ração. Eles são bastante eficientes quando se trata de remover a sujeira e restos de comida. Porém, esteja sempre atento! Produtos de limpeza geralmente contém aditivos tóxicos que, se não removidos corretamente, podem causar complicações aos pets. Por este motivo, dê preferência aqueles que são neutros, uma vez que são quimicamente mais fracos do que os demais.

Sempre faça a troca da esponja de lavagem

Assim como nas demais tarefas domésticas, os itens de limpeza precisam ser substituídos com alguma frequência. Sendo assim, não se esqueça de sempre manter sua esponja em bom estado, substituindo-a por uma nova quando necessário. Isso está entre uma das principais exigências para como higienizar os potes de ração dos pets, já que com o tempo elas podem armazenar restos de alimentos.

Como higienizar os potes de ração dos pets

Enxague os potes repetidas vezes

É importante remover todo e qualquer vestígio de produto de limpeza ou de sujeira dos potes de ração. Assim, não poupe vezes durante o enxágue deles. Lavar todas as regiões dos potinhos garantirá que não fique nenhum resto de sabão escondido, que poderia ser responsável por causar problemas intestinais e estomacais em seu pet. 

Utilize um pano seco para secagem

Após certificar-se de que os potes estão adequadamente lavados e limpos, é indispensável secá-los. Da mesma forma que a esponja, não se esqueça que de tempos em tempos é preciso substituir seu pano por um novo. Além disso, após o uso não deixe de fazer a limpeza do mesmo, para que ele esteja apto à uma próxima lavagem de recipientes de ração. 

Gostou de nossas dicas sobre como higienizar os potes de ração dos pets? Então não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!