Encontrar gatos na janela já virou rotina para muitos tutores. Mas o que eles realmente gostariam de descobrir é o porquê disso. Afinal, esse é o lugar onde estes pets passam a maior parte do tempo. E isso vale também quando seus donos estão fora, como mostra esse estudo da Associated Press. 

Mas, é importante lembrar que esse local também é muito propício para acidentes. Por esse motivo, se deve tomar alguns cuidados especiais para que eles possam ficar ali sem se machucar. Sendo assim, no post de hoje nós iremos dos gatos na janela por que eles adoram ficar nesse lugar.

Por que sempre encontramos gatos na janela?

Uma das principais razões de sempre encontrarmos gatos na janela é porque eles amam lugares altos. Então, assim como os seus antepassados, dar preferência a estes locais é sinônimo de sobrevivência. Assim, pode tanto atacar presas como se proteger de predadores facilmente. 

Como já sabemos, os felinos estão muito ligados entre si. Por isso, os gatinhos domésticos ainda apresentam muitos traços de seus ancestrais. Além disso, a visão privilegiada do ambiente é uma forma de manter o controle do território. Afinal, eles são conhecidos como dominadores natos!

Outro motivo para sempre acharmos os gatos na janela é o entretenimento que ela oferece. Ou seja, eles podem passar horas ali apenas observando. Com isso, estimulam tanto a visão, como o olfato e até mesmo o social. Assim como gostamos de estar assistindo à TV, os gatos gostam de assistir ao mundo pela janela.

Gatos na janela: por que eles gostam tanto desse lugar?

Gatos tomando Sol em janelas

Apesar de alguns tutores acharem que esse hábito faz mal, tomar Sol é ótimo para os felinos. E esse é mais um dos motivos para encontrarmos os gatos na janela. Com isso, eles podem se prevenir contra muitas doenças. Entre elas, o raquitismo, que é a ausência de vitamina D. 

No entanto, é essencial ficar de olho no seu pet para que a exposição ao Sol não passe dos limites. No verão, por exemplo, você deve restringir os gatos na janela nos horários de maior incidência de luz. Sobretudo no horário mais forte, ao 12h. Também pode optar pelo uso de protetores solares indicados pelo veterinário.

Preciso colocar telas para os gatos na janela?

Apesar de os gatos adorarem ficar na janela, isso pode trazer alguns riscos graves! Por esse motivo, telar as janelas de sua casa ou apartamento é uma ótima escolha. E isso não se deve ao fato de que eles possam pular. Mas sim, por terem muita confiança em seu equilíbrio, podem acabar caindo sem querer.

Agora que você já conferiu tudo sobre os gatinhos na janela e pegou as dicas, pode deixá-los frequentar esse ambiente! Mas lembre-se: com todos os cuidados necessários para que eles estejam sempre protegidos.

Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou em nossos comentários! Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo dos pets, acompanhe as nossas postagens aqui no blog.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *