As pulgas e carrapatos são um verdadeiro incômodo tanto para pets, como também para seus tutores. Isso porque, além da evidente coceira que elas causam, podem causar uma série de doenças para toda a família. Principalmente no verão, período o qual elas se proliferam, é muito importante encontrar meios de preveni-los.

Esses parasitas costumam estar em meio à vegetação, em folhas e também na madeira. Sendo assim, é muito comum que nós mesmos carreguemos eles para dentro de casa. Com isso, eles se alojam em locais como as orelhas e o pescoço. Nesse post, iremos falar sobre como eliminar pulgas e carrapatos, além de dicas para evitá-los.

O que são as pulgas e carrapatos

As pulgas e carrapatos são parasitas que se alimentam do sangue dos pets. Com isso, podem transmitir doenças graves que podem passar também para seus donos. Eles costumam permanecer muito tempo ambientes, mesmo que não haja a presença de animais de estimação, como na grama alta.

No entanto, há algumas características que as diferenciam entre si. As pulgas, por exemplo, são parasitas pequenos e amarronzados que se movimentam depressa. Já os carrapatos são grandes e bem visíveis ao olho nu, além de se movimentarem devagar. Mas ambos são facilmente encontrados nas regiões da barriga, orelha, pescoço e no rabo.

Como fazer para eliminá-los?

Eliminar pulgas e carrapatos é um processo contínuo, que necessita de atenção mesmo quando os pets não estão infestados. Isso porque quando animais de estimação estão com estes parasitas, o ambiente já está todo contaminado. Por este motivo, é importante que o cuidado e a prevenção sejam sempre ativos.

Como eliminar pulgas e carrapatos dos pets?

Para os pets

Para que você possa tratar seu pet, há inúmeros produtos que podem ser utilizados. Entre eles, um dos mais comuns são os shampoos e sabonetes antiparasitários. Além deles, as coleiras antipulgas e anticarrapatos são uma boa opção para prolongar o efeito dos shampoos. Por fim, os comprimidos também vêm como uma alternativa a mais para fazer durar a prevenção contra os parasitas.

Para a casa

Além dos cuidados com os pets, é de suma importância garantir que a casa também fique livre de pulgas e carrapatos. Isso inclui fazer a higienização de brinquedos, da caminha e demais objetos de uso do animal de estimação. Para limpar os cômodos, você pode utilizar o talco anti parasita em seu aspirador de pó, por exemplo.

Além disso há os sprays, aerossóis e inseticidas que ajudam a controlar a incidência das pulgas e carrapatos em sua casa. No entanto, é preciso observar bem se os produtos são destinados aos parasitas antes de comprá-los. Também é preciso seguir atentamente as instruções de uso de cada um deles.

Prevenindo contra pulgas e carrapatos

Para fazer a prevenção efetiva contra os parasitas é necessário fazer um trabalho constante. Isso significa que não basta apenas desinfectar seu pet quando ele está com pulgas e carrapatos. A higiene e os cuidados com seu animalzinho deve ser algo frequente, assim é possível evitar o aparecimento desta complicação.

Em primeiro lugar, é importante evitar que seu pet frequente locais com grande aglomeração de gramado. Isso porque ali é onde há uma boa quantidade de carrapatos. Além disso, evite o contato dele com animais silvestres, que são conhecidos por terem muitas pulgas. Também é essencial limpar com frequência os lugares onde ele gosta de ficar, como por exemplo o quintal. Por fim, mantenha sempre o contato com seu médico veterinário para que ele possa avaliar a situação.

Gostou do que leu até aqui? Então conte-nos o que achou nos comentários! Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo pet, acompanhe as nossas postagens aqui no blog.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *