A castração de gatos é um passo importante para contribuir com a saúde de seu pet. Afinal, é um procedimento capaz de aumentar a sua longevidade. Ainda, é ideal para a correção de comportamentos indesejados, como por exemplo passar tempo demais fora de casa. Mas, para que seja bem sucedido, é preciso de alguns cuidados.

Saber quais são os procedimentos antes e após a cirurgia é crucial para que seu gatinho fique bem. Isso porque cada pet reage de uma forma e é importante saber como agir nestes momentos. Sendo assim, neste post separamos os principais cuidados que você deve ter ao decidir pela castração de gatos.

Como é feita a castração de gatos?

A castração de gatos é um procedimento cirúrgico feita por um médico veterinário. No entanto, ele se dá em formas diferentes entre as espécies e também de acordo com o gênero. No caso dos machos, por exemplo, são retirados os testículos. Já nas fêmeas, são removidos os ovários e o útero.

Em ambos os casos, os felinos precisam ser submetidos à uma anestesia geral. E essa é uma das maiores preocupações dos tutores de pets. Ainda, recebem pontos dos cortes feitos, que podem ser internos ou externos. Isso também demanda um cuidado atencioso e delicado, que veremos a seguir.

Principais cuidados antes e após o procedimento

Assim como nós, seres humanos, os gatinhos podem ficar muito sensíveis após a castração. Afinal, estamos falando de um procedimento cirúrgico. Apesar de não ser de grande complexidade, ele deixa desconfortos que podem atrapalhar a rotina dos felinos. Sendo assim, separamos abaixo algumas dicas para tutores:

Cuidados antes da castração de gatos

Antes de ir para a cirurgia, seu amiguinho precisará passar por uma consulta no veterinário. Essa visita é essencial para saber sobre o seu estado de saúde, assegurando de que tudo está bem. Feito isso, ele dará algumas instruções para a dieta do pet horas antes do procedimento. Assim, é muito importante que o tutor siga essas recomendações.

Além dos cuidados com o jejum, é preciso se preocupar também com a sua vinda do veterinário. Isso significa preparar a casa para receber o seu amiguinho. Vale separar um local para que ele possa se deitar e descansar, com cobertores e outras coisas de que ele necessite. Ainda, é indicado usar a caixa de transporte para trazê-lo.

Castração de gatos: saiba quais são os cuidados

Após retornar do procedimento

Depois de a cirurgia ser concluída e seu pet receber alta médica, é hora de levá-lo para casa. Ao chegar, deixe próximo itens de necessidade como água e ração. Mas não force-o a beber ou comer caso ele não demonstre vontade. Afinal, ele ainda estará sob os efeitos da anestesia e portanto um pouco sonolento.

Também é preciso muito cuidado com seus curativos e pontos. Por isso, não se esqueça de anotar e guardar bem as recomendações médicas para a limpeza deles. Além disso, vale a pena investir em um colar elizabetano, para impedir que o felino retire os curativos. Por fim, não se esqueça de seguir adequadamente a data do retorno ao veterinário.

Com estes cuidados, a castração de gatos será bem sucedida e seu amiguinho logo estará recuperado e saudável. Assim, ele voltará a brincar e assumirá a sua rotina normalmente!
Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou em nossos comentários! Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo animal, acompanhe os nossos posts aqui no blog.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *