A dúvida sobre como adaptar gatos em um novo lar é constante para vários tutores de pets. Afinal, apesar de não parecer, eles precisam de tanta dedicação quanto na adoção de um cãozinho. Sendo assim, todo felino necessita de algum tempo até que possa se familiarizar com o novo lar.

Esse tempo de adaptação pode variar muito de pet para pet. Isso porque depende de sua personalidade, de sua idade e das vivências que já teve. Gatinhos que já passaram por algum trauma, por exemplo, podem demorar mais para se familiarizarem. Por isso, nesse post iremos dar algumas dicas sobre como adaptar gatos em um novo lar.

Primeiros passos para adaptar gatos em um novo lar

Apesar de serem de estimação, os felinos têm traços de que são selvagens. Assim, com tempo se acostumam às novas condições da rotina. Ao contrário dos cães, eles têm preferências e costumes diferentes. A seguir, você irá conferir alguns passos para adaptar gatos em um novo lar:

A ambientação dos gatos

A ambientação dos gatos envolve um processo importante para que ele possa se sentir em casa. Por isso, na sua chegada é essencial separar um cômodo da casa no qual ele terá seus pertences. Assim, esse espaço servirá como um porto-seguro em que possa voltar para dormir ou quando não se sentir à vontade.

Pouco a pouco, seu gatinho começará a definir os espaços onde irá desenvolver as suas atividades diárias. Isso inclui locais onde ele gosta de dormir, onde pode se alimentar e também um local para que faça suas necessidades. Sendo assim, o ideal é que se dedique um tempo para que ele aprenda sobre esses espaços.

Como adaptar gatos em um novo lar? Confira dicas

Saiba sobre as suas necessidades

Além da ambientação, a questão sobre como adaptar gatos em um novo lar também envolve itens básicos para que ele se sinta bem. Eles se tratam de objetos de caça, higiene e marcação que fazem parte de sua rotina. Por isso, separamos algumas recomendações para a sua casa.

A principal recomendação é que você tenha um arranhador no novo lar de seu felino. Esse item é de extrema necessidade para esses pets, que gostam de sempre ter suas unhas afiadas e lixadas. Além disso, é um local onde pode marcar livremente o seu território sem prejudicar a sua mobília.

Também não vale esquecer de brinquedos que simulem a caça para o seu bichinho de estimação. Afinal, felinos tem uma necessidade por essa prática. Além disso, tenha um local definido para que ele possa se esfregar e soltar seus pelos. Afinal, você não vai querer que ele os espalhe por todo o lugar.

Depois de algum tempo…

Depois de algum tempo o desafio sobre como adaptar gatos em um novo lar não terá mais nenhum segredo. Com estas dicas, seu pet se sentirá familiarizado e com a rotina adaptada em sua nova casa. Então, ele frequentará os espaços sem precisar de sua ajuda.

Porém, lembre-se de que os gatinhos não socializam assim como os cães. Por essa razão, você não vai precisar se preocupar quanto aos seus passeios diários. Afinal, ao contrário deles, os felinos gostam de passear sem companhia

Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou em nossos comentários! Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo dos pets, acompanhe os posts aqui do nosso blog.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *