As unhas dos gatinhos são um mecanismo de defesa e uma ferramenta prática para eles em diversas situações. Servem para que possam escalar, se defender e também para que possam demarcar território. Contudo, podem ser prejudiciais quando começam a machucar tutores ou mesmo destruir objetos da casa, como os sofás.

Sendo assim, se faz necessário cortá-las com alguma frequência. Porém, muitos tutores são receosos, pois temem machucar seu pet ou, ainda, ferir a si mesmos levando arranhões. Nesse post, iremos dar dicas para como cortar as unhas do seu gato com total segurança e sem nenhuma dificuldade. Confira!

Como saber se as unhas estão grandes?

Para que você possa saber se está na hora de cortar as unhas de seu gatinho, o primeiro passo é apertar delicadamente as almofadas de suas patas. Assim como as unhas humanas, as unhas dos felinos são rosadas na base, parte denominada “sabugo”, onde correm os vasos sanguíneos. E a parte esbranquiçada, que cresce e deve ser cortada.

A frequência deste corte dependerá da atividade de seu gato, de suas brincadeiras e de sua necessidade de afiar as unhas. Mas, de forma geral, as unhas da frente necessitam ser cortadas de duas a três vezes ao mês. Isto é, à cada quinze dias. Já as das patas traseiras podem ser cortadas mensalmente. O uso de arranhadores também auxilia a adiar o momento de corte das unhas. 

Dicas para como cortar as unhas do seu gato

Como cortar as unhas do seu gato

Agora que você já sabe quando as unhas devem ser cortadas, iremos dar algumas dicas para como cortar as unhas do seu gato. O primeiro passo é adquirir um cortador de unhas próprio para os felinos. Ele pode ser encontrado com facilidade em pet shops a um preço bastante acessível. Há modelos como tesoura, alicate tradicional e alicate guilhotina.

Passo a passo

  1. Entre as principais dicas para como cortar as unhas de seu gato, recomendamos que essa prática se inicie ainda quando filhote. Assim, ele poderá associar a ação a algo positivo. Se você nunca cortou unhas de um gato adulto, é necessário ter paciência e ser muito delicado. Você pode, por exemplo, enrolá-lo em uma toalha e colocá-lo em seu colo, tirando as patas uma por uma.
  2. Caso sinta necessidade, pode pedir a ajuda de uma pessoa que segure o gatinho enquanto você corta as unhas. Entre as dicas para como cortar as unhas do seu gato, recomendamos a utilização de luvas largas e grossas para o procedimento, a fim de que não se machuque. Também tenha por perto o nitrato de prata, que auxilia na interrupção da hemorragia se houver um corte errado.
  3. Assim que a pata estiver em sua mão, basta pressioná-la que as unhas irão aparecer. Encontre a unha branca e corte apenas essa parte, evitando a mutilação dos vasos sanguíneos. Em gatos de pelos escuros, ela pode ter cor de café. Caso você acidentalmente pegue um nervo, não deixe de passar o nitrato de prata.
  4. Mantenha a calma enquanto corta as unhas de seu gatinho, evitando que ele fique nervoso. Caso seja impossível manipulá-lo, não force o corte. Assim, você apenas conseguirá machucá-lo. Fazer uso do reforço positivo, presenteando-o quando deixar que você corte as unhas, fará com que o processo fique mais fácil ao longo do tempo.
  5. Se você não se sentir confortável mesmo depois das dicas para como cortar as unhas do seu gato da Center Dog, não hesite em procurar um médico veterinário. Ele terá as estratégias e formas mais adequadas de fazer esse procedimento por você.

Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo pet, basta acompanhar as postagens que fazemos aqui em nosso blog!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *