Os principais tipos de parasitas em gatos podem acometer os felinos de todas as raças e idades. Assim, podem causar inúmeros tipos de problemas, que vão desde irritação até graves doenças. Por esse motivo é importante conhecê-los e saber sobre os seus sintomas para proteger o seu pet.

No entanto, nem todos os tutores tem conhecimento sobre os parasitas que acometem os gatinhos. Por isso, acabam deixando passar importantes sinais da presença deles em seu organismo. No post de hoje, iremos falar sobre os principais tipos de parasitas em gatos e como eles se manifestam.

O que são os parasitas de gatos?

Antes de listarmos os principais parasitas em gatos, é crucial saber o que eles são. Eles são seres de muitos reinos, como vírus, bactérias, protozoários e insetos. Mas, como todo parasita, eles acabam prejudicando o seu hospedeiro. Com isso causam uma série de infecções e doenças.

tipos de parasitas em gatos

Os parasitas em gatos também podem ser divididos em dois tipos diferentes: externos e internos. Os primeiros são aqueles que vivem no corpo dos pets, estando entre os pelos e a pele. Já os do segundo tipo se encontram em órgãos internos. Há, ainda, alguns que se alojam no sangue. Mas, para entender melhor sobre eles, continue lendo!

Conheça os principais tipos de parasitas em gatos

Agora que você já sabe um pouco sobre o que são os parasitas, vamos falar sobre os principais tipos deles em gatos. Além disso, separamos alguns dos sintomas que eles causam e como preveni-los em sua casa. Confira a seguir:

Pulgas

As pulgas são um dos principais tipos de parasitas em gatos. Elas são bastante comuns, aparecendo também em cachorros e outros animais. Assim, são responsáveis por causar coceiras, alergias, anemias e transmitir outros tipos de doenças. E, por serem muito presentes em todo lugar, estão o tempo todo perseguindo os pets. Por isso para preveni-las é importante usar coleiras antipulgas e higienizar os gatinhos constantemente.

Ácaros

Apesar de poucos tutores terem ouvido falar dos ácaros, eles acometem os gatos com muita frequência. Geralmente, são aqueles que causam a otite e também a perda da audição. Um dos mais comuns dentro dessa categoria é a sarna de ouvido. Para evitá-las é preciso reforçar a higiene dos felinos e usar acaricidas.

Vermes redondos

Os vermes redondos são um dos mais perigosos entre os principais tipos de parasitas em gatos. Afinal, eles podem causar a obstrução intestinal, desnutrição e também problemas digestivos. E eles geralmente são ingeridos pelos próprios pets, em ambientes contaminados ou com outros bichinhos que já os portam. Por isso é crucial usar sempre os vermífugos recomendados pelo veterinário.

Platinosoma

O platinosoma é o parasita que causa a platinosomose. E, para surpresa de muitos tutores, está presente nas lagartixas. Assim, como os gatinhos gostam muito de caçar esse réptil, o parasita acaba se alojando no fígado dos felinos. Depois disso gera problemas hepáticos, vômitos e febre. Quanto antes essa doença é tratada, maiores são as chances de recuperação. Para preveni-la, é essencial o uso do vermífugo.

Depois de conferir os principais tipos de parasitas em gatos, não deixe de prevenir o seu amiguinho contra eles! Lembre-se de levá-lo ao médico veterinário com frequência, administrando os remédios recomendados. Assim, ele seguirá sempre saudável e longe de complicações com sua saúde.

Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou em nossos comentários! Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo dos pets, acompanhe os nossos posts aqui no blog.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *