O banho e tosa é extremamente importante para manter os pets limpos e higienizados. Esse serviço tem um papel ainda mais essencial, que é garantir a saúde e bem-estar do seu amiguinho. Contudo, muitas pessoas têm dúvidas quando se trata de pet shops, não sabendo ao certo a frequência ou o tipo de limpeza que devem ser seguidas.

Pensando nisso, a Center Dog preparou algumas das principais informações que você precisa saber sobre o banho e tosa. Nesse post, iremos falar sobre a sua importância para os animaizinhos de estimação. Assim, você saberá quais as particularidades desse serviço para cada raça de pet.

A função do banho e tosa

Basicamente, o banho e tosa é responsável por fazer a higienização completa de seu animalzinho. O ideal é que seja feito por profissionais especializados, que detém os produtos adequados para a limpeza. Shampoos, pentes, escovas, equipamentos para secagem dos pêlos, entre outros são específicos para o uso em pets.

O banho e tosa deve ser um hábito na rotina de seu amiguinho, evitando causar complicações de saúde. Com isso, ele auxiliará no controle da oleosidade natural dos pêlos, além de deixá-los com um cheiro agradável e ótima aparência. Também é imprescindível para o controle do tamanho das unhas, sujeira nos ouvidos e de parasitas como pulgas e carrapatos.

Banho e tosa: qual a sua importância?

Com qual frequência devo levar meu pet?

Não há uma frequência correta para que você leve seu pet ao banho e tosa. Isso dependerá de sua pelagem e raça. Porém, é recomendado que pelo menos uma vez por semana ele tome um bom banho, a fim de manter sua saúde e higiene em dia. O banho ficará restrito somente em casos em que ele esteja em tratamento dermatológico, com indicação médico veterinária.

Para cães e gatinhos que têm pêlos curtos, é recomendado levá-los a cada dois meses para um banho e tosa. Já cachorros de pêlos mais longos devem ir de uma a quatro vezes no mês fazer uma boa tosa, a fim de evitar que os nós fiquem muito grandes. Contudo, em cães de pêlos muito volumosos, a Center Dog indica a ida de uma a duas vezes no pet shop.

Quando se trata de filhotes, é preciso estar atento a alguns cuidados especiais. Se eles ainda não tomaram todas as vacinas, o correto é não expô-los ao banho e tosa, local onde há contato com diferentes tipos de microorganismos e bactérias. Além disso, sua imunidade ainda não está totalmente desenvolvida, podendo deixá-lo doente facilmente. Também podem acontecer banhos a domicílio, contanto que os filhotes sejam totalmente secos.

Groomer: a nova especialidade do mundo animal

Os groomers tem ganhado cada vez mais visibilidade quando o assunto é banho e tosa. Esse tipo de profissional é muito conhecido por fazer tratamentos especiais e diferentes dos encontrados em pet shops convencionais. Em vista disso, ele pode tornar o pêlo de seus pets coloridos, fazem penteados diferentes e o deixam com um visual ainda mais brilhante.

Também realizam trabalhos que envolvem a higienização de unhas e dentes. Cuidar dos dentes dos pets é tão importante quanto cuidar dos nossos. Por isso, eles devem ser escovados semanalmente. O corte de unhas precisa ser feito pelo menos a cada dez dias, porém, é sempre melhor fazê-lo com profissionais especializados do banho e tosa. 

Para receber mais dicas e novidades sobre o mundo pet, continue acompanhando os posts do nosso blog!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *