Realizar a castração de pets é muito mais do que um procedimento que evita a reprodução, ela pode interferir em situações como melhorar o comportamento dele, prevenção de doenças e até mesmo na qualidade de vida de seu bichinho

A estimativa hoje é, a cada bebê que nasce, 15 filhotes de cães e 45 de gatos também podem nascer. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar mais de 60 mil filhotes. A castração de pets auxilia também no controle de reprodução em excesso dos animais.

castração de pets

Neste texto, explicaremos um pouco mais sobre como funciona esse procedimento, além de explicar quais são os principais benefícios aos seu pet. Vamos lá?

Como funciona a castração de pets?

A castração é um procedimento cirúrgico que implica na remoção do útero e ovários em fêmeas, e na retirada dos testículos em machos. Ela evita que cães ou gatos tenham uma reprodução desordenada, além de auxiliar na prevenção de doenças. 

O procedimento é feito utilizando anestesia geral. É uma cirurgia simples, mas que deve ser feita somente por veterinários qualificados para isso. A recuperação também é rápida, demorando em torno de uma semana para que o animal esteja 100%.

Vantagens da castração em cães e gatos

No caso das fêmeas, ela auxilia na prevenção de problemas como tumores na mama e complicações reprodutivas, como Piometra e evita cirurgias emergenciais. Já nos machos, a castração de pets previne problemas de próstata e complicações como torção testicular. Além disso, ela faz com que a marcação de território diminua.

castração de pets

Algumas outras vantagens são:

  • Eliminação da Gravidez Psicológica, comum em fêmeas após o período do cio, o que causa aumento das mamas, produção de leite e irritabilidade;
  • Diminuição no risco de fugas e brigas com outros animais;
  • Reduz drasticamente o risco de doenças nas vias urinárias;

Existem alguns mitos e verdades sobre a castração de pets. Confira alguns deles aqui:

A castração faz meu pet engordar? MITO. Na verdade, o que faz com que o animal engorde é a falta de atividades físicas. Por isso, é importante que o dono incentive seu pet a realizar exercícios.

Meu animal sofre com o procedimento? Outro MITO, afinal, a cirurgia é feita sob anestesia geral, sendo indolor. Como citado acima, em pouco tempo o seu animal já estará brincando normalmente.

Lembre-se sempre que a castração de pets deve ser feita com profissionais qualificados e que possuem especialidade no procedimento. Saiba que aqui na Center Dog você conta com um corpo clínico especializado na castração e em diversos procedimentos. 

Para ficar atento em mais novidades e dicas, confira nosso blog. Aqui você encontrará tudo para seu pet. Até a próxima!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *