Doenças renais crônicas são uma das condições mais frequentes em animais como cachorros e gatos, principalmente aqueles que já são mais velhinhos. Os sintomas desse problema podem variar entre falta de apetite, perda de peso e até mesmo vômitos, diarréias, apatia e demais problemas. Por esses motivos, o exame SDMA se mostra necessário.

O SDMA é um equipamento que indica a presença de problemas renais. Ele pode identificar de forma mais rápida e precoce que os demais procedimentos, como o exame bioquímico, que realiza a dosagem da creatinina e uréia.

A eficiência do exame SDMA

O exame bioquímico identifica problemas e doenças renais quando o animal já perdeu, no mínimo, cerca de 70% da funcionalidade do rim. Ou seja, o diagnóstico acaba sendo tardio, fazendo com que reverter esses problemas seja uma tarefa ainda mais difícil e complicada.

Já com o exame SDMA, a identificação de problemas é mais rápida e eficaz, podendo reconhecer doenças renais no animal quando o mesmo perdeu, no mínimo, 20% da funcionalidade do rim. Por isso, esse procedimento é o mais recomendado.

exame SDMA

Onde realizar exame SDMA

Esse procedimento chegou ao Brasil em outubro de 2016, o que faz com que ele seja, relativamente, uma técnica nova e até mesmo um pouco desconhecida do público geral. Atualmente, diversas clínicas realizam o exame SDMA, como é o caso da Center Dog.

O que poucas pessoas sabem é que o preço do exame SDMA não difere muito do exame bioquímico, fazendo com que ele seja mais vantajoso e com muito mais custo benefício.

Após o diagnóstico, o que fazer?

Quando diagnosticada, a doença renal deve ser tratada por meio de dietas adequadas, fluidoterapias, controle de pressão arterial e anemia, além de medicamentos que são capazes de corrigir o desequilíbrio de eletrólitos ou do pH do sangue. A hemodiálise também é um procedimento indicado, em alguns casos. 

Se quer mais dicas e novidades sobre o mundo pet, fique atento em nosso blog. Aqui você ficará por dentro de tudo o que acontece. Até a próxima!!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *