Assim como nós, seres humanos, cães e gatos também necessitam de cuidados especiais para a saúde. Uma das coisas mais importantes com certeza é a vacinação, pois por meio delas, seu bichinho fica seguro de doenças contagiosas e até mesmo infecciosas.Nesse texto, iremos falar sobre a importância das vacinações de cães e gatos.

A vacina é o meio mais seguro de nos protegermos de doenças ou até mesmo epidemias. Ela é obtida através de partículas do próprio agente agressor, de forma enfraquecida ou até mesmo morto. No momento que a vacina está em nosso corpo, ela atua como um agente infeccioso, nos estimulando a criar anticorpos para “lutar” contra o problema. Isso também ocorre em cães e gatos. 

Principais vacinas para cães e gatos

Para os cães: as vacinas V8, V10 e V11 são importantes para a prevenção de doenças como hepatite infecciosa, leptospirose, cinomose, parvovirose, entre outras. A vacina anti-rábica é responsável por prevenir contra uma doença que incurável e muito fatal: a raiva. Como é uma doença zoonose, pode afetar seres humanos.

As vacinas contra a gripe canina e a contra giardíase também são importantes. A giardíase não é obrigatória mas tem sua importância na prevenção contra o parasita giárdia. Já a vacina contra a gripe canina é importante para a prevenir traqueobronquite infecciosa canina, altamente contagiosa.

Para os gatos: já para os felinos, as vacinas mais importantes são as V3, V4 e V5. Elas previnem contra doenças como rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia, clamidiose e também leucemia felina. A V5 é bastante recomendada para gatos que saem à rua, interagindo com outros gatos e aumentando a chance de infecções por vírus.

Além dessas, a vacina anti-rábica e para dermatofitose têm suma importância. A última tem como função prevenir o gato contra fungos.

Esquema de vacinações de cães e gatos

Cães filhotes

vacinações de cães e gatos

Cães adultos sem histórico de vacinação

vacinações de cães e gatos

Gatos filhotes

vacinações de cães e gatos

Gatos adultos sem histórico de vacinação 

vacinações de cães e gatos

Antes de qualquer ação, sempre consulte um veterinário para entender melhor sobre quais as vacinas o seu cachorrinho ou gato necessita. Recomenda-se que filhotes recebam, no mínimo, três doses de vacinas polivalentes. 

Lembrando sempre que antes de tudo, as vacinações de cães e gatos devem ser recomendadas por veterinários experientes. Aqui na Center Dog você encontrará um ótimo corpo clínico para ajudar você e o seu pet nos mais diversos problemas. 

Dica importante na hora de viajar com seu pet

Para viajar, as vacinações de cães e gatos também precisam estar em dia. Além disso, leve sempre a carteirinha de vacinação de seu pet para a viagem e também um laudo elaborado pelo veterinário, comprovando que seu bichinho está totalmente vacinado.

Se quiser mais dicas e novidades sobre o mundo pet, fique atento à nosso blog. Aqui você encontrará absolutamente tudo para o seu bichinho. Até a próxima!!!

Categorias: Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *